sábado, 27 de dezembro de 2014

Ônibus errado!


A gente é turista, do outro lado do mundo ou do outro lado da rua, sem preconceito. Assim, resolvemos turistar em Porto Alegre, mas precisamente no passeio do ônibus turismo que percorre o Centro Histórico da capital. Do início de dezembro ao início de janeiro há um roteiro especial, chamado Centro Iluminado, que o ônibus faz à noite, devidamente decorado para as festas de final de ano. 
O passeio é bastante procurado, é preciso comprar os ingressos na Empresa Portoalegrense e Turismo - EPATUR, com duas semanas de antecedência. O valor é U$ 10 e dura pouco mais de uma hora, sem paradas. Na hora da partida, o guia apareceu apenas para mandar todo mundo ficar sentado e avisar... que não haveria guia durante o passeio! Havia equipamento para conectar fones de ouvido em todos os lugares, mas não havia, nem fones, nem guia. Ou seja, se você não conhece Porto Alegre, vai continuar sem conhecer. Mas o mais fantástico foi o trajeto: lembram do nome do passeio, Centro Iluminado? Você espera ver os prédios - os públicos pelo menos - decorados e iluminados para as festas de final de ano, correto? Esqueça: o único prédio com alguma iluminação era a Catedral Metropolitana, e mesmo assim apenas para valorizar o monumento arquitetônico. O resto era um breu de dar depressão em palhaço. Alguém da prefeitura esqueceu de avisar a prefeitura que um ônibus turismo da prefeitura estava tentando vender a cidade para turistas. A única emoção ficou por conta do motorista, que resolveu brincar com os passageiros, largando o ônibus de dois andares em desabalada carreira, feito montanha russa, numa descida da Rua Ramiro Barcelos, que até os veículos leves temem descer!  
Para efeito de comparação: o mesmo passeio em Salvador custa U$ 24, dura oito horas, tem seis paradas para visitação de pontos turísticos relevantes - como Farol da Barra, Pelourinho e Mercado Público, entre outros - e guia uniformizada bilíngue. O ônibus tem ar condicionado na parte inferior, toldo na parte superior e bebidas geladas, servidas por preços comportados. Se você desejar conhecer melhor algum lugar, basta avisar a guia e ficar. Quando o próximo ônibus passar, você segue o roteiro sem pagar mais nada, porque o passe tem validade de 24 horas. 
Porto alegre é demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário