terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ave, Pedro!


A catedral de Petrópolis tem nome e sobrenome: Catedral de São Pedro de Alcântara, dedicada ao padroeiro da cidade e da Monarquia Brasileira. O atual edifício da catedral começou a ser construído apenas em 1884, não parou após a Proclamação da República e seguiu até 1901, quando as obras foram paralisadas. Retomadas em 1918, é inaugurada em 29 de novembro de 1925, após 37 anos de trabalhos. O edifício, porém, não estava terminado, faltando a fachada principal e a torre, além de muito da decoração interna. As obras complementares só forma concluídas em 1969.




















Em 1921, anulado o decreto que bania a Família Imperial do Brasil, os restos de D. Pedro II e D. Tereza Cristina foram trazidos de Lisboa, para o Brasil, alojados na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Em 1925 os restos foram transferidos para a sacristia da catedral de Petrópolis. Finalmente, em 1939, o presidente Getúlio Vargas inaugurou o Mausoléu Imperial, na entrada da Catedral, para onde foram transferidos definitivamente os sarcófagos do Imperador e da Imperatriz. Em 1971 também foram sepultados no mausoléu a Princesa Isabel e seu marido, o Conde D'Eu.


A igreja é muito bonita e bem cuidada. Poucas capitais do país podem exibir templos com este cuidado. A igreja está sempre aberta à visitação dos turistas, mas pede-se que eles não circulem durante os cultos, por razões óbvias e compreensíveis. 


Uma vez por mês, há um concerto musical com o espetacular órgão da igreja. Sugere-se levar lenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário