domingo, 20 de março de 2011

Cidade musical



Por onde quer que se ande em Paris sempre vamos encontrar alguém fazendo música. É claro que os grandes teatros (que não são poucos), as casas de espetáculos (são dezenas) e os locais destinados a apresentações artísticas (que são centenas) nos mostram a pujança da cultura musical francesa. 




Mas são as manifestações artísticas espontâneas, que ocorrem na rua ou em locais públicos, que demonstram o gosto por essa arte. Assim, quando menos se espera, lá estão eles ao dobrarmos uma esquina ou chegarmos a uma praça. A porta do metrô se abre e eles entram, apresentam-se e fazem seu som, utilizando-se de instrumentos ou mesmo de uma caixa de som, um playback e um microfone. 



Tudo bem, eles fazem isso para ganhar dinheiro (ou, pelo menos, complementar o orçamento), muitos podem ser clandestinos, etc... Mas se fazem, é porque há pessoas que pagam por essa arte, valorizam essas apresentações.


Os franceses curtem música, tem gosto eclético, e se o que ouvem for de boa qualidade eles não economizam alguns euros para incentivar esses artistas. Não raro, ao deixarmos a praça ou a porta do metrô se fechar, fica no ar uma indizível sensação de bem estar.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário